quinta-feira, 8 de julho de 2010

Esqueceram-se de... Lília e Mané!


Duplicado. É assim que se apresenta o Esqueceram-se de Mim desta semana.

Academia de Estrelas foi um talent-show exibido na TVI, cujo objectivo se centrou em encontrar a próxima estrela no panorama musical português. E foi em 2002 que, neste concurso, Mané viu, pela primeira vez, as luzes da ribalta. Foi ele o vencedor de Academia de Estrelas e foi lá que conheceu a sua companheira - Lília Matos.
O término do programa da estação de Queluz de Baixo trouxe frutos a estes concorrentes, assim como a tantos outros - Manuel Melo e Vanessa Silva. Mané teve mesmo a honra de abrir um noticiário da TVI devido à sua vitória. Os tempos eram outros e, como tal, o canal da Media Capital ainda não tinha a sua linha da informação bem definida.

Lília
passou para as novelas da estação, com um papel no elenco principal de
Coração Malandro. Mais tarde, participou ainda num episódio de Inspector Max, cuja repetição foi transmitida há pouco tempo nas manhãs de sábado da TVI.

Actualmente, ambos dão cartas na música portuguesa. Enquanto Lília Matos faz
parte do projecto Xaile, grupo que já teve a honra de actuar nas celebrações do feriado de 5 de Outubro perante o Presidente da República e dois mil convidados, Mané faz parte dos Mariária. Pessoalmente, aprecio bastante o trabalho das Xaile, que produzem um sonoridade tipicamente portuguesa. É bastante agradável a sua música.

O mais curioso destes dois ex-concorrentes está relacionado com o facto de, ainda hoje, e após oito anos de Academia de Estrelas, muitos portugueses se lembrarem deles. Por exemplo, a minha, que apesar de não saber o nome de todos os apresentadores, actores e figuras públicas, ainda não se esqueceu destes dois seres talentosos. Seria bastante interessante, por parte da TVI, entrevistá-los numa emissão especial de As Tardes da Júlia dedicado ao talent-show em que participaram. Fica aqui a ideia!

1 comentário:

  1. Olá!

    Gostei muito do seu blog! =)

    Mas nao sou capaz de fechar o browser sem comentar este post. Não é possível alguém ter-se esquecido da Lília e do Mané. Ainda hoje, são bem conhecidos do público. Uns conhecem-nos a eles e às suas carreiras melhor do que outros, no entanto, ninguém se esqueceu deles.

    O que eu penso é que, infelizmente, eles foram mais umas vítimas da TVI, que os usou para conseguir audiências. Mas é evidente que, com o passar do tempo, o seu mediatismo foi diminuindo, como acontece com todos. A TVI actualmente não os "aproveita" como deve. No entanto, ambos dão provas de grande talento nas suas carreiras artísticas, estando sempre a serem cada vez mais reconhecidos pelo seu valor. O melhor exemplo disso são sem dúvida, as Xaile! =)

    Beijinhos,

    Queli *

    ResponderEliminar